Evento

Como foi a Smart City Expo Curitiba 2018

Nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, o LabCHIS esteve presente na Abroad Edition do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress. A Smart City Expo Curitiba 2018 contou com quatro dimensões representativas: Tecnologia Disruptiva, Governança, Futuras Cidades Sustentáveis e Inovação Digital e Desenvolvimento Econômico.

O evento foi dividido em duas grandes áreas: o congresso com palestras e presenças de pessoas importantes sobre o tema de Smart Cities do Brasil e do mundo, e a exposição com estandes de empresas nacionais e internacionais.

Entre os expositores estava o instituto ICI – Instituto das Cidades Inteligentes, que realiza pesquisas e desenvolve soluções diversas para cidades. A novidade apresentada foi o futuro lançamento de um aplicativo móvel onde as pessoas poderão enviar suas reclamações diretamente para a prefeitura e acessar serviços como o SAMU e informações sobre as agendas das cidades.

Palestra com André Gomyde, da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas. Foto via @andre.gomyde

Entre as palestras, destacamos a apresentação seguida por debate com prefeitos e ex-prefeitos das cidades de Maringá, Silvo Barros; Campinas, Jonas Donizzete; e Curitiba, Rafael Greca, que comentaram principalmente a necessidade de ter soluções que sejam simples para a implementação e também para o uso. O que se busca é a agilidade nas interações entre o poder público e a população, e a facilidade ao acesso aos serviços para as pessoas.

De maneira geral, os palestrantes concordaram que as soluções precisam ser objetivas e efetivas. Todas as respostas para as questões que emergem de um mundo cada vez mais urbanizado contam com a tecnologia como aliada voltando-se para o desenvolvimento sustentável.

Muito foi exposto sobre o perigo do esgotamento dos recursos naturais, o excesso de resíduos poluentes, a urgência da equidade social e a educação como impulsionador para que a inovação possa ser o motor do desenvolvimento econômico.

Para o LabCHIS, é muito importante acompanhar eventos como a Smart City Expo Curitiba pois nos permite estar atualizados quanto às últimas abordagens referentes ao tema das Smart Cities, trazendo mais qualidade para o desenvolvimento de nossos trabalhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *